Radiação: O que é e quais os tipos

       Como os trabalhos escolares eu sempre posto como algo paralelo, e já que conteúdo no blog nunca é demais, gostaria de compartilhar um trabalho de química que fiz sobre radiação. Espero que gostem (ei... se você veio para escrever um trabalho de radiação também, só quero lhe falar uma coisa... copia mas só não faz igual...).


Introdução

       O trabalho aqui apresentado se trata do tema radiação. Aqui colocarei em pauta o seu significado; os seus tipos; suas classes; suas utilizações e suas causas aos outros corpos ou materiais, vivos ou não, entre eles malefícios ao curto ou longo prazo.


O que é radiação?

       Radiação é uma forma de energia, transmitida pelo ar ou não, como uma onda eletromagnética ou partículas. Ela pode ser natural ou artificial, ou seja, pode ser transmitida e criada pela natureza ou pelo ser humano (por um agente, equipamentos médicos ou científicos). A radiação pode ser utilizada para a esterilização detecção de bactérias e fungos, porém pode causar danos irreparáveis à seres e ao meio ambiente.
       Antes de prosseguirmos, devemos entender a diferença entre dois conceitos muitas vezes confundidos: a irradiação e contaminação radioativa.
       Uma irradiação é quando um ser é exposto à radiação, diretamente ou não. Porém, nem sempre quando algo é irradiado ele foi contaminado. Quando uma planta passa por uma esterilização radioativa, ela é irradiada à distância. Quando uma pessoa passa por um raio-X ou ultrassom, essa pessoa é irradiada. Ou seja, irradiação nem sempre causa contaminação, mas quando o material está sendo exposto por muito tempo a uma radiação, ou quando o tipo de radiação é potente, o material pode receber a contaminação radioativa.
       Já a contaminação é quando, por meio de uma irradiação, o corpo absorveu o material radioativo (pela pele ou ingerindo algo contaminado), fazendo com que ele se torne também uma fonte de radiação, podendo contaminar outros materiais, sendo considerado um perigo ao seu redor.

Classificação das radiações

       As classificações são dadas a partir de sua origem. São eles os:

Naturais

       São as radiações que foram criadas não por conta da tecnologia humana, mas sim pela natureza e por forma espontânea. Podem ser encontradas em rochas ou em sedimentos. Dentro dos naturais também existem as radiações cósmicas (prótons, nêutrons, mésons, neutrinos, núcleos leves e radiação gama), cujos são produzidos após uma explosão solar ou estrelar.

Artificiais

       São radiações produzidas pelos equipamentos elétricos, nos quais partículas, como os elétrons, são aceleradas (como no caso dos tubos de raios-X); ou quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou de fissão nuclear. Também existem radiações produzidas a partir de equipamentos não elétricos, que são elementos químicos irradiados a partir da aceleração de partículas.



Tipos de radiações

       Os tipos de radiações são classificados a partir de sua interação com a matéria. São eles os:

       Ionizantes

       O tipo ionizante é uma radiação em que, ao entrar em contato com átomos, provoca a retirada de elétrons de suas órbitas, portanto, faz com que um átomo se transforme em um cátion, ou seja, em um átomo com falta de elétrons. Como essa radiação causa um excitamento nos átomos e moléculas, ela provoca modificações (temporárias ou não) nas estruturas das moléculas. O maior dano que se pode causar é o que afeta o DNA.
       Entre os principais exemplos de radiações ionizantes:
       Radiação alfa: composta por dois prótons e dois nêutrons. Tendo 4 como peso atômico, é a radiação com as partículas mais pesadas, e por isso, causa um pequeno poder de penetração (não tendo a capacidade de atravessar uma folha de papel). É também o tipo de radiação mais lento, tendo apenas 10% da velocidade da luz. Vindo de qualquer forma ou indo em qualquer meio, ele sempre terá o mesmo alcance máximo. As partículas alfa são produzidas principalmente pelos decaimentos de elementos como urânio, rádio, plutônio, tório, etc. Por conta da sua baixa penetração, ela não consegue danificar o ser humano que foi somente irradiado.
       Radiação Beta: é formada apenas por um elétron e apresenta um poder muito maior de penetração do que a radiação alfa, e também é mais rápido (90% da velocidade da luz). Ao atravessar as moléculas, ela perde energia, ionizando-as. Não consegue atravessar alumínio, plástico ou qualquer material com mais de 2 cm de espessura. Sua penetração pode causar danos aos olhos e câncer de pele.
       Radiação gama: não possui carga elétrica nem massa, pois ela é uma pertubação formada sempre que o núcleo de um átomo elimina radiações alfa e beta.. Por conta disso, ela é a radiação mais rápida e a mais potente na penetração. Por não ter massa, ela não sofre nenhuma interferência dos elétrons e prótons dos materiais que atravessa. A radiação gama é a mais perigosa, pois ao se chocar e interagir com as moléculas, ela deixa íons e radicais livres nela (este último causa prejuízo às células). As células mais sensíveis a essa radiação são as da medula; as do cristalino dos olhos, as do tecido linfático (que ficam nos órgãos baço, timo e linfonodos. Esse tecido é responsável pela distribuição de ácidos e gliceróis absorvidos no intestino; criação de células envolvidas na defesa do organismo; e pela remoção de impurezas e dos fluidos em excesso dos tecidos corporais); e muitos outros órgãos.
       Radiação X: possui as mesmas características da radiação gama, a diferença é que a radiação gama surge a partir de um núcleo atômico, já o raio-X é formado a partir de fora. Essa radiação é barrada pelos ossos, por isso é possível captá-los nos exames médicos.



Não ionizantes

       São radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas de seus átomos, assim, continuam sendo átomos estáveis. Essas radiações não podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas, não podendo provocar modificações (ao menos temporária), na estrutura das moléculas. Os principais tipos de radiação são:
       Ondas de rádio: possuem frequência mínima de 3.000 GHz e são utilizadas para a transmissão de dados e localização por meio de radares.
       Micro-ondas: é uma radiação que apresenta uma junção de onda de rádio e onda infravermelha. As micro-ondas são utilizadas para aquecimento de alimentos em fornos micro-ondas, radares, transmissões televisivas, etc. As moléculas de água presentes nos alimentos entram em ressonância com as micro-ondas liberadas pelo magnétron do forno micro-ondas. O aumento das movimentações das moléculas de água gera o aquecimento dos alimentos.
       Infravermelho: A radiação infravermelha é utilizada nos controles remotos de diversos aparelhos, na observação de satélites e no aquecimento de materiais para a indústria automotiva e têxtil.

       Qualquer objeto que troque calor com o ambiente apresenta liberação de onda infravermelha. A imagem acima foi obtida por meio de uma câmera sensível à radiação infravermelha, que destaca em vermelho as regiões do corpo em que a temperatura está mais alta.
       Ultravioleta: A radiação ultravioleta está compreendida entre a luz visível e os raios x. As radiações ultravioletas emitidas pelo Sol estimulam a criação de melanina, por isso, ao se expor ao Sol por determinado tempo, é possível aproveitar a incidência de radiação para gerar o efeito de pele bronzeada.


Conclusão

       Nesta conclusão, vale lembrar que a radiação está mais presente do que nós imaginamos. Embora que nem todos os tipos possuem um efeito forte, objetos como celular e controle remoto possuem radiação, que mesmo não ionizantes, podem causar um efeito ao longo prazo se expostos por muito tempo.
       Porém, não devemos esquecer que, com o uso apropriado, algumas radiações podem ajudar a curar e detectar doenças. Esterilizarão e exames médicos são alguns exemplos. Mas a questão é: é seguro utilizar equipamentos frequentemente, como celulares e micro-ondas, que possuem radiações que, mesmo sendo quase inofensivos, podem causar danos no futuro? A resposta é não. Isso não quer dizer que devemos evitar a qualquer custo esses equipamentos, mas sim que por conter radiações, as mídias devem trazer esse assunto mais à tona.



Bibliografia

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/emissoes-gama.htm
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/conhecendo-o-tecido-linfatico/63563
https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-37981911
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/11/quao-perigosa-e-a-radiacao-de-celulares-e-como-voce-pode-se-proteger.html
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/tipos-radiacoes.htm
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poder-ionizacao-das-emissoes-radioativas-naturais.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-espectro-eletromagnetico.htm
http://www.radiacao-medica.com.br/dados-sobre-radiacao/o-que-e-radiacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/diferenca-entre-contaminacao-radioativa-irradiacao.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-radiacao.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano