O Poder da Persuasão vs. As 48 Leis do Poder

       Então, no review anterior, eu analisei o livro As 48 Leis do Poder. Agora irei analisar bem rápido o livro O Poder da Persuasão de Robert B. Cialdini. Mesmo tendo temas que colidem um pouco, os dois levam o modo de escrita de um modo diferente, e é isso que falaremos agora.
       Na análise anterior, eu apontei a forma que cada capítulo é gerenciado, sendo divido em mais ou menos 3 partes: primeira história; detalhes e explicação da primeira história; e terceira história + implementação da lei (sim, podes dividir em 4 se achares melhor, mas eu considero as 3 como mais centralizadas). Essa forma de escrita deixa tudo mais dinâmico, e toda essa implementação de fatos históricos deixa tudo sensacional, além das fábulas e frases no meio e nos lados das folhas que é algo bem interessante.
       Já o livro O Poder da Persuasão leva uma direção um pouco diferente. O livro tem uma forma em que o "diálogo" é mais presente do que As 48 Leis do Poder, e eu disse comparado, não que o livro esteja 100% em diálogo com o leitor, mas ainda é percebível. Uma outra diferença é a esquematização de cada capítulo.
       Ao meu ver, Cialdini decidiu não impor tanta quanto ao outro livro, pois novamente, Cialdini escreveu o livro numa forma mais de diálogo e casual, e não como um livro didático, não tendo uma ordem de "história; análise; história" como o As 48 Leis do Poder. Algumas vezes um capítulo tem mais histórias do que o anterior, outras vezes um capítulo foca em poucas histórias para analisar mais profundamente. A forma é invariável, mas não é bagunçada. Aliás, este possui muito mais estatísticas e dados, pois ele é feito mais em base de pesquisas com pessoas e possui histórias muito mais atuais do que o outro.
       Para finalizar, gostaria de dizer que não é certo comparar os dois livros para dizer qual seria o "melhor". Sim, eu disse que tem temas que colidem, mas não são iguais. As 48 Leis de Poder é como um livro didático: te ensina a ter poder e mantê-la (e para ter poder você precisa de umas técnicas de persuasão, além de outras muitas outras, inclusive de como escolher o bode expiatório). Se você absorver esse livro, serás um presidente de qualquer coisa, até mesmo um rei. Já O Poder da Persuasão é um livro mais formal: te ensina a convencer as pessoas (com técnicas muito boas por sinal. Como o outro livro, este deve ser estudado para seres mais efetivo, pois nada é mágico, óbvio).
       Queres manipular o poder para ganhar seguidores, esmagar a concorrência e estar sempre a frente dos outros? Leia As 48 Leis do Poder. Queres manipular diretamente as pessoas para vender qualquer coisa e convencer alguém para te dar um Playstation 4? Leia O Poder da Persuasão. Quer saber? Leia os dois, talvez serás um mago das vendas... ou o manipulador perfeito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano