As 48 Leis do Poder

       O livro As 48 Leis do Poder, de Robert Greene e Joost Elffers, é um livro bastante único e genial. Sendo praticamente uma fusão do gênero de "auto-ajuda" e ensinamentos históricos, os autores conseguiram compilar praticamente todo o jogo do poder e persuasão em 458 páginas. Sendo assim, gostaria de me expressar porquê eu me interessei por esta obra de arte.
       Como o livro já diz, o conceito é explicar As 48 leis do poder, ou as formas de manipulá-la. De "não ofuscar o brilho do seu mestre" até "olhe com quem tu andas". Mas um ponto muito especial é que ele não diz simplesmente a teoria de como isso funciona e como aplicá-la, mas ele também mostra como aconteceu, e essa é a cereja do bolo, não tirando a forma do bolo em si.
       Cada capítulo tem 3 partes: a primeira história; a análise da história; e o uso da lei do poder do momento.
       A primeira parte começa com uma situação real da história, explicando as circunstâncias e o "protagonista", este que no final será provavelmente morto ou perderá algo de valor. Após o fim da história, os autores explicarão o que ocorreu detalhe por detalhe, e mostrando o erro com uma lupa bem amplificada.
       Agora que a mágica acontece. Os autores explicam então qual seria o ato mais correto do "protagonista" naquele momento, explicando a lei do poder que deveria ser utilizado corretamente. Então você fica com uma expressão tipo "hmmmm, interessante, mas como seria o ato dessa lei do poder?" Daí que vem a terceira parte do capítulo, que seria "a história que deu certo".
       Desta vez um protagonista diferente terá uma situação delicada, igual ao protagonista anterior, mas ele saberá qual carta que deve ser colocado na mesa, e qual não deve. Resumindo, ele utilizará a lei do poder corretamente, o que salvará sua vida ou lhe dará algum lucro. É daí que o conceito "aprendemos com o passado para agir corretamente no futuro" é entregue lindamente pelos autores.
       Mas aí que vem um ponto importante para ser colocado em pauta: não deves fazer literalmente tudo o que o livro ensina, ou se tornará um monstro manipulador. Muitas das leis que são ensinadas são para uma situação extrema, causando risco à pessoa ou até à outra pessoa. Por exemplo, uma das leis é "Mantenha as mãos limpas" que diz que, para um bode expiatório, a melhor vítima é o seu melhor amigo, pois ninguém imagina que você iria jogar a culpa nele. Porém, se você raciocinar um pouco, notará que o capítulo não ensina apenas como aplicar a lei, mas também como se proteger do "dano colateral" dela.
       Para finalizar, o livro As 48 Leis do Poder é um livro que tanto deve ser lido mas quanto estudado ao mesmo tempo, pois se você aprender uma grande parte dele, você se tornará um incrível mestre da manipulação do poder. Obrigado por ler, e até a próxima, peace!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano