Comunidades Quilombolas

       Oi pessoal, tudo bem? Como eu tinha falado no post anterior, irei agora publicar o meu trabalho de geografia. Quem quiser expandir o seu conhecimento, siga em frente:



Introdução

Este trabalho cita e explica as comunidades quilombolas, dividido em três tópicos:
1° O que significa: explicarei o significado da palavra quilombo e também direi o que é preciso para ser uma comunidade quilombola.
2° História e Conquistas: falarei sobre o Território Remanescente de Comunidades Quilombolas e também da dificuldade de reconhecimento sociocultural.
Locais e Total: mostrarei a quantidade de comunidades quilombolas e a sua situação geográfica.


O que significa



A palavra quilombo deriva do idioma africano quimbundo, que significa “sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades”
Para saber um pouco sobre os quilombos, não se pode esquecer que sim, grande parte das comunidades quilombolas foram áreas de refúgio durante a escravidão, mas também foram áreas que foram estabelecidas em terras herdadas, doadas ou também compradas em troca de serviços prestados. Hoje em dia isso ainda ocorre.
As palavras “comunidade remanescente de quilombos” obteve esse significado recentemente, dando uma nova tradução para as comunidades negras rurais e também para as antigas situações em que os negros rurais começam a migrar para as áreas urbanas, lingando também os bairros no entorno dos terreiros do candomblé.


Histórias e Conquistas



Embora a dificuldade de reconhecimento sociocultural ainda ocorre nos dias de hoje, a escravidão acabou em 1888, liberando mais de 3,5 homens, mulheres e crianças do continente africano que viviam na injustiça dessa história.
Os remanescentes de quilombos também são grupos étnicos-raciais que tenham uma trajetória histórica própria, mas para eles terem um território reservado, eles precisam ter uma ancestralidade negra relacionada com a resistência da opressão histórica sofrida, junto com a auto-descrição da própria comunidade.
O Território Remanescente de Comunidade Quilombola (TRCQ) é um dos maiores concretizadores da comunidade afrodescendente do Brasil, fruto de muita superação e resistência nos tempos de opressão escravagista imposta no Brasil colônia.


Locais e Total




Atualmente há mais de 2 mil comunidades quilombolas no país tentando obter o direito de ter uma propriedade de terras nas leis da Constituição Federal. Veja a tabela a seguir.


QUILOMBOLAS POR REGIÃO

Região Sul
175
Região Norte
442
Região Nordeste
1.724
Rio Grande do Sul
148
Pará
403
Maranhão
734
Santa Catarina
19
Tocantins
16
Bahia
469
Paraná
8
Amapá
15
Piauí
174
Região Sudeste
375
Rondônia
05
Pernambuco
102
Minas Gerais
204
Amazonas
03
Ceará
79
São Paulo
85
Região Centro Oeste
131
Rio Grande do Norte
68
Espírito Santo
52
Mato Grosso
73
Alagoas
52
Rio de Janeiro
34
Goiás
33
Sergipe
29
TOTAL DO PAÍS
287
Mato Grosso do Sul
25
Paraíba
17









       Bem, espero que tenham gostado do meu trabalho, e quem gostou espere até a semana que vem, que será sobre o Neolítico. Tchau!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano