Neolítico

       Oi pessoal, tudo bem? Bem vindos para mais uma postagem sobre os meus trabalhos aleatórios. Os parágrafos que mostrarei a seguir serão sobre o Neolítico. Não quero demorar muito para mostrar o trabalho, então serei rápido. Começa!!

Introdução




O presente trabalho fala sobre a era Neolítica, a sua importância e o que ocorreu naquele tempo. Fala da descoberta da agricultura até a Idade dos Metais.
Há seis tópicos neste trabalho: o que é Neolítico, agricultura e domesticação de animais, primeiras comunidades, vida cotidiana e administração, tempo da trocas e Idade dos Metais.
No primeiro tópico, mostra-nos o que é o Neolítico e sobre as suas noções básicas. No segundo tópico fala sobre o primeiro descobrimento do Neolítico: a agricultura e domesticação de animais, qual foi a sua importância e o que mudou a vida do homem.
No terceiro, mostra-nos sobre as primeiras comunidades criadas, o que o homem deixou de ser, onde a maioria das comunidades desenvolviam e a nova função da água. E no quarto tópico, fala-nos como era a vida das pessoas, o aumento populacional, as funções dos homens e mulheres, a liderança e a administração da aldeia.
No quinto, mostra o tempo das trocas diretas, a criação do dinheiro e o que os homens mais trocavam. E finalmente, no sexto tópico fala sobre a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais. Nesta era, o homem descobre o cobre, o bronze e por último, o ferro. Também nos mostra como melhorou a caça, a agricultura, a construção e nos armamentos militares

O que é Neolítico?


Neolítico, conhecido também como a Idade da Pedra Polida ou Nova Idade da Pedra, ocorreu entre 12 mil a 4 mil a.C. A era Neolítica também é conhecida como o fim da pré-história. O inicio do Neolítico marcou com o fim das gladiações. Começou com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação e terminou com o desenvolvimento da escrita e a criação do estado nas primeiras civilizações da Antiguidade.

A agricultura e a domesticação dos animais




O desenvolvimento da agricultura permitiu que o homem não dependesse muito da natureza. Algum tempo depois, descobriram a domesticação dos animais que, aliada a agricultura, melhorou a qualidade de vida das pessoas e aumentou a produção de alimentos. Com o aumento da produção de alimentos foi preciso de armazenamento. Assim desenvolveu-se a arte cerâmica.

Primeiras comunidades


Com o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, o homem deixou de ser nômade para sedentário. Assim criou as primeiras comunidades (tribos, aldeias, cidades e vilas). As primeiras comunidades desenvolviam-se nas margens do rio, como os rios Nilo, Eufrates, Tigre e Jordão (Jericó). Agora, além de suprir as necessidades básicas, a água tinha que irrigar o solo para a plantação.

Vida cotidiana e administração


Nas primeiras comunidades, era preciso de organização. Os homens tinham a função de pescar, caçar e proteger o bando, enquanto isso, as mulheres tinham que proteger os filhos, fazer a colheita e preparar a refeição. Quando a produção de alimentos cresceu, houve um aumento populacional, assim, a aldeia precisava de um ”líder”. Quem liderava a aldeia tinha uma das três modalidades: esperteza, ser o mais velho da aldeia (na maioria das vezes) ou o mais forte. No tempo do Neolítico, também houve o desenvolvimento da prática dos rituais culturais e religiosas.

O tempo das trocas




Quando a produção aumentou, houve uma necessidades de trocas de materiais (objetos artesanais, alimentos, animais). Assim criou-se o dinheiro que era feito com sementes de diferentes cores.











Artes de cerâmica também faziam parte da maioria das trocas

Idade dos Metais




A Idade dos Metais foi a última fase do Neolítico. Ocorreu entre 6 ou 5 mil anos a.C. A primeira descoberta foi o cobre e que, em 3000 a.C., descobriram que cobre com estanho, surgia o bronze. Em 1500 a.C., encontraram o ferro. Assim, melhorou muito a prática da caça, agricultura, nas construções de casas e nas armas e armaduras de combate.





















Os metais foram usados também para o uso da agricultura.



Conclusão




No tempo do Neolítico, houve muito desenvolvimento e criação. Aliás, diferente do Paleolítico, Neolítico significa Nova Pedra. Não sabia que esse tempo existia, mas agora nesse presente trabalho, descobri que essa era foi muito importante para os dias de hoje. No nosso tempo, dificilmente nós vemos pessoas correndo para buscar comida. Também no tempo do Neolítico, o homem descobriu uma coisa que usamos muito nesses anos e para o nosso cotidiano: o ferro.



       Esperem! tenho algo a mais para falar. Eu sei, alguns de vocês devem estar falando: "Nossa, o Pedro está enrolando muito para escrever sobre seus livros colocando esses trabalhos". Mas escutem: o nome do meu Blog (colocando a palavra "blog" com letra maiúscula faz parecer mais importante) é: "Blog do Pedro: Pensamentos & Ideias" por isso é sobre pensamentos e ideias, e não só sobre livros. E mais, eu ainda estou fazendo a gentileza de colocar 2 postagens por semana (sim, irei escrever um post amanhã para calar a boca de vocês).
       Mas não só isso, o meu blog também está melhorando, quem frequentou no começo sabe o que estou falando. No passado os meus posts não eram tão incríveis assim. Vou confessar: eram no mínimo mais ou menos. Mas após ganhando experiência comecei a melhorar e sendo mais "eu". Sim eu sei, ainda tenho que melhorar se quero ultrapassar o New York Times ou a BBC, mas se querem me incentivar, me apoiar ajudar a melhorar esse Blog mais ainda, se sigam clicando no botão que fica do lado direito, escrevam nos comentários o que acham e mostre aos outros que você faz parte do Corporação Blog do Pedro: Pensamentos & Ideias. Até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano