Revolução Industrial

Introdução


Com a mecanização dos sistemas de produção na Inglaterra no século XVIII, surgiu a Revolução Industrial, fazendo a Idade Moderna existir e ser diferente da Idade Média, pois este possuía o artesanato como forma de produção padrão, enquanto a nova decidiu em substituí-lo por uma forma de produção acelerada, com menos custos, maiores lucros e que também atendesse a demanda aumentada da população, que estavam a procura de mais produtos e mercadorias.

O Pioneirismo


Uma enorme quantidade de carvão e minério ferro em seu subsolo e uma mão de obra disponível em abundância são fatores que ajudaram a Inglaterra ser o país a criar e continuar a Revolução Industrial. O carvão era a fonte principal de energia para as máquinas e locomotivas a vapor e o minério de ferro era a matéria-prima fundamental nesse período. A burguesia também possuía dinheiro suficiente para financiar fábricas e transportes.


O avanço da tecnologia e do Trabalho



O século XVIII também foi marcado pelos avanços da tecnologia, como por exemplo as máquinas a vapor, como os imensos teores e os barcos e trens. Se por um lado a máquina aumentou a produtividade e baixou o preço das mercadorias, pelo outro ela causou um grande número de desempregos.

As fases das fábricas




Para as fábricas chegarem até como vemos atualmente, o seu sistema político e mecânico teve que sofrer as conhecidas três fases: artesanato, manufatura e maquinofatura. Mas não foi apenas as máquinas que tiveram melhorias, mas sim os trabalhadores, que protestavam e criavam sindicatos. O grupo protestante mais conhecido foi os “quebradores de máquinas”, que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas em busca de melhores condições. Continue a ler para ter mais detalhes.

1º Fase: Artesanato




Essa primeira fase, como já vimos anteriormente, só existiu por causa dos fatores naturais e da burguesia, pois este deu um grande impulso com as suas indústrias financiadas. Com a ajuda do capitalismo industrial, das novas invenções e da demanda da população, a forma artesanal foi substituída pela industrial. Mas nem tudo teve uma melhoria, pois os trabalhadores recebiam um salário baixíssimo e condições de trabalho precários. O trabalho infantil e feminino também eram usados como mão de obra e ganhavam menos do que os homens.



2º Fase: Manufatura




Desta vez não foi a Inglaterra que foi a pioneira, mas sim os Estados Unidos, no final do século XIX e no começo do século XX. Nesta fase teve destaque as novas formas de transportes comerciais, como os veículos automotores e os aviões. As máquinas ganharam uma melhoria significativa, conseguindo assim mais produtividade e destaque nas industrias. O petróleo e a energia elétrica eram as principais fontes de energia. O telefone e o rádio foram os avanços das telecomunicações.



3º Fase: Maquinofatura





 Continuando nos Estados Unidos, teve início com o final da Segunda Guerra Mundial (meados do século XX). É a fase atual nos dias de hoje. O desenvolvimento da tecnologia inovou novas fontes de energia, como o nuclear, e o desenvolvimento da internet. A condição de trabalho melhorou e sistema capitalista fortaleceu muito. A preocupação do meio ambiente aumentou muito, pois o já era afetado na primeira fase. A Alemanha e o Japão passaram a figurar como as potências econômicas na metade do século XX.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano