Os Miseráveis -- Jean Valjean

       E aí pessoal, tudo bem? Bem vindos à mais uma postagem, cujo tema será a continuação do último post.
       Onde eu parei? Ah, sim... quando Jean chega na casa de Myriel, já era madrugada, o que diminuía a esperança de se hospedar ali. Após bater na porta, Jean encontra Myriel, que está sorrindo como sempre. Quando Jean perguntou se ele poderia dormir por uma noite, Myriel responde um simples "sim", o que pegou Jean de surpresa, pois ele já estava pegando o cartão de identidade. Quando ele pergunta "Você não quer ver minha identidade?", Myriel responde:
       "- A casa não é minha, é de Jesus Cristo."
       Isso eu chamo de "cego pela bondade", uma virtude de poucos.
       Bem, quando Jean entra na casa, Myriel pede a sua empregada uma sopa, além de colocar os talheres de prata (bem, o padre possuía talheres de madeira e de prata, e fazia questão de comer com as de madeira. Estranho, é tipo uma ostentação invertida. Você tem uma Mercedes e prefere ir de fusca). Okay, Jean Valjean agradece o padre e vai dormir.
       Mas não conseguiu, pois ficou com uma luta interna de quem era esse padre e porquê o trata assim, como uma pessoa do "bem". Não importando de ele ser um ex-presidiário (sim, padre Myriel não quis ver a identidade, mas mesmo assim Jean insistiu que ele entendesse que ele foi preso e considerado perigoso), o tratando como senhor, e lhe oferecendo comida (fazendo questão de que Jean comesse com os talheres ostentação). Bem, Jean ficou com um pouco de medo do padre. E com medo, Jean decide roubar os talheres ostentação e fugir.
       Não sei se vocês sabem, a polícia francesa é muito mais eficiente do que a daqui, e na manhã seguinte, o padre Myriel encontra policiais e Jean Valjean na sua porta. Os policiais comunicam que viram o meliante correndo não muitas ruas dali. O padre Myriel agradece pela eficiência da polícia e preocupação com seus bens, mas ele diz que Jean não havia roubado os talheres ostentação, pois eram um presente. Os policiais & Jean Valjean ficaram mais confusos que final de Lost, e para complicar, Myriel diz que Jean esqueceu de levar seus castiçais, pois era um presente também. ???
       Foi daí que a transformação de Jean Valjean começou. Ele viu a Bondade, algo muito raro em sua vida. E de alguma forma, meio que contaminou Jean com a felicidade interna. Vocês entenderão nos próximos posts. Tchau!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

O Manifesto de um Plebeu Romano