Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

       E aí galera, tudo bem? Esse post se trata do meu trabalho da Guerra Civil Espanhola, que fiz em junho de 2018. Espero que gostem.

   Introdução
    Este trabalho apresenta a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939). Aqui contém o que o causou;  seus locais de batalha; integrantes na guerra; principais acontecimentos e o que aconteceu após seu fim. Podemos caracteriza-lo como esquerda vs. extrema direita, mas muitos o consideram como república contra ditadura.

          Antecedentes
    Muitos fatores contribuíram à Guerra Civil Espanhola. Entre eles foram as Guerras Napoleônicas, que causou à Espanha muita destruição física e mortes. Além disso, a Espanha perdeu muito poder no império marítimo por causa das independências na América. O país possuía muitos problemas socioeconômicos, e usava a violência para controlar as revoltas, Então, por boa parte do século XIX, Espanha continuava a ser um país agrário, autoritário, monárquico (utilizando as aristocracias locais para o apoio) e não industrializava nenhuma das instituições. Quando o rei Fernando VII faleceu em 1833, o sistema entrou em crise, originando a Primeira Guerra Carlista. A batalha de liberais, que eram a favor de reformas e acreditavam que o período regencial possibilitariam a modernização do país; contra os carlistas, que eram conservadores e queriam um governo monarquista absolutista próximo à Igreja Católica. A batalha durou 7 anos com a vitória liberal no ano de 1840.
   A crise volta trazendo novas revoltas internas, resultando a Segunda Guerra Carlista, que foi entre 1872 e 1876. Os carlistas radicais foram derrotados, mas os liberais coroaram Alfonso XII, neto de Fernando VII, para uma monarquia constitucional, além de revezarem o cargo de primeiro-ministro entre os liberais e conservadores. Mas o governo do sucessor do rei, o Alfonso XIII, que foi entre 1886 e 1931, teve que enfrentar a volta da crise.
   No governo de Fernando VII, a Espanha foi derrotada na Guerra Hispano Americana (1898), perdendo as Filipinas, Cuba e Porto Rico. Em 1918, 300 mil espanhóis morreram na pandemia da Gripe espanhola, e milhares de espanhóis morreram na guerra pelo controle de Marrocos (1920). Após esses problemas, as disputas internas se acirraram, fazendo com que os liberais quisessem a república (embora que alguns optassem pela anarquia), enquanto os carlistas eram o oposto e tinham o apoio dos militares. Alfonso XIII, que temia a vinda a crise e da república, apoiou o general Primo de Rivera, mas este deu um golpe de estado em 1923 e governou como um ditador até 1930, acreditando que o exército poderia modernizar o país. Rivera suspendeu a constituição, proibiu a liberdade de expressão e implantou a Lei Marcial. Seu filho, José Antônio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia, organizou o movimento falangista, que era fascista e nacionalista espanhol, apoiando a radicalização do estado e a autoridade da Igreja Católica.
    Mas na crise de 1929, Rivera renunciou e em 1931 instaurou-se uma república, tendo como um objetivo a modernização política e a descentralização do poder. Enquanto isso, várias questões dividiam a Espanha, como a reforma agrária. Mas a principal discussão era sobre o papel político da Igreja Católica: os socialistas e liberais viam a instituição como uma inimiga da modernização e símbolo de autoritarismo, enquanto os nacionalistas e os conservadores defendiam a Igreja como uma guardiã dos valores espanhóis e símbolo de legitimidade.

  A Guerra Civil Espanhola
  Após muita violência entre socialistas e nacionalistas, o general José Sanjurjo iniciou a Guerra Civil Espanhola com um pronunciamiento (militares iniciaram um golpe via manifesto de desobediência ao governo) no dia 17 de julho de 1936, mas o golpe fracassou. José Sanjurjo morreu dias depois em um acidente de avião e Francisco Franco, comandante do exército no Marrocos, ocupou o lugar como líder do golpe. Francisco Franco, que era apoiado pelos nacionalistas, falangistas e carlistas monarquistas, liderou a batalha contra os republicanos liberais, líderes regionais, anarquistas e socialistas.
   Os Estados Unidos, França e Reino Unido fizeram um acordo com outros 26 países para o embargo da venda de armas para qualquer lado. A Alemanha Nazista e a Itália Fascista estavam no acordo, mas secretamente forneciam soldados e armas para os nacionalistas.
  A Alemanha Nazista, que apoiava os nacionalistas, estava utilizando a Guerra Civil Espanhola como um “campo de testes”, para experimentar novas armas e táticas. Ela participou no massacre de Guernica (26 de abril de 1937), onde bombardearam a cidade (os cidadãos foram pegos desprevenidos, pois já estavam acostumado com os aviões alemães, mas estes sempre iam para alvos mais importantes). O bombardeio causou mais de 1.500 mortes, e foi retratado no quadro de Pablo Picasso, que demostra a dor e o terror da guerra.

          A União Soviética, que apoiava os republicanos, enviou materiais bélicos e aproveitou a batalha para treinar seus oficiais, mandando dezenas de milhares de voluntários internacionais, e entre eles estava George Orwell, autor do livro A Revolução dos Bichos.
    Muitos acontecimentos marcaram a Guerra Civil Espanhola, entre eles os principais são:
  • Batalha de Bandajoz (ou Massacre de Bandajoz): aconteceu no dia 14 de agosto de 1936 e foi considerada uma das batalhas mais violentas na guerra civil, grande parte por conta dos nacionalistas. Além de haver muitas mortes em combate, quando os nacionalistas ganharam Francisco ordenou que o exército arrasasse a cidade e exterminasse a população, caso esta não se rendesse às forças invasoras.
  • Batalha de Ebro: a batalha durou 3 meses, que começou no dia 25 de julho e terminou em 16 de novembro de 1938. A espionagem falangista alertou ao seu Alto Comando movimentos de republicanos na margem do rio Ebro. Presumindo que o exército inimigo não aguentasse o ataque, os nacionalistas atacaram violentamente. A batalha gerou mais 150 mil mortes, pois além da longa batalha, o terreno era ruim e dificultava a criação de trincheiras, além do clima estar insuportavelmente quente e haver escassez de água. Os republicanos conseguiram repelir os nacionalistas, mas o dano foi muito grande para os dois exércitos.
  • Cerco de Madri: sendo uma das resistências republicanas, Madrid estava cercada pelos falangistas. Então, o exército fez a cidade passar fome até que se rendessem para as quatro colunas de soldados nacionalistas.
  • Queda de Barcelona: a queda que marcou a vitória falangista. Barcelona era uma das poucas cidades dominadas pelos republicanos, e após os nacionalistas dominares a capital catalã (1939), Francisco implantou a ditadura, que durou até 1975, fazendo com que o partido falangista, que juntava os movimentos nacionalistas e conservadores católicos, fosse o único admitido.
    A guerra durou 3 anos, causando aproximadamente 500 mortes, e após a guerra ocorreu uma profunda crise econômica e fome no país. Foi nessa época em que mais de 600 mil espanhóis migraram para o Brasil. Muitos consideram essa guerra como república contra absolutismo.

       Locais
       Espanha; Marrocos Espanhol, Saara Espanhol, Ilhas Baleares, Guiné Espanhola, Mar Mediterrâneo e Mar do Norte (nas guerras marítimas).

    Grupos participantes
     Lado Republicano: anarquistas, republicanos liberais, anarquistas, socialistas e soldados da União Soviética.
   Lado Nacionalista: nacionalistas, falangistas, carlistas monarquistas e soldados da Itália Fascista e Alemanha Nazista.

   Conclusão
    Vimos neste trabalho que esta guerra, que custou cerca de 2% da população espanhola, foi uma batalha longa e sangrenta. Não devemos esquecer que durante e após a guerra foi instaurado o Terror Blanco, um ataque liderado pelos nacionalistas, que continha uma eliminação em massa de opositores. A desculpa era que a convivência política não seria possível (por exemplo, as Guerras Carlistas), logo a violência política contra oposicionalistas estaria justificada. Essa desculpa é similar ao "o fim justifica os meios".



Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Espanhola
https://www.google.com.br/search?q=guerra+civil+espanhola+local&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwj3xtmmqe_bAhUFj5AKHSQ0AZgQ_AUICSgA&biw=1919&bih=986&dpr=1
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/guernica-o-massacre-e-a-arte,5a47c9438936e00117c7e5ab93b8997a16i5286t.html
https://www.todamateria.com.br/guerra-civil-espanhola/
https://www.youtube.com/watch?v=ryBf8aNyJ6E
https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_civil_espanhola.htm
https://www.infoescola.com/historia/guerra-civil-espanhola/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeio_de_Guernica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Ebro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Regras para Estudar bem!

O Manifesto de um Plebeu Romano